Histórico

A final do 2014, a Direcção de Recursos Humanos do MISAU, com o apoio de Jhpiego, colocou a necessidade de contar com um programa de comunicação e informação a distância para a melhoria do desenvolvimento técnico dos provedores de serviços de saúde e em consequência a melhoria da prestação dos cuidados de saúde. Neste contexto em Novembro de 2014 foi realizada a primeira missão de apoio técnico de Telessaúde RS, da Universidade Federal de Rio Grande do Sul – Brasil, constituída pelos consultores Erno Harzheim e Carlos Aita.

No transcurso do ano a seguir, dando seguimento as recomendações da missão, a Direcção de Recursos Humanos levou a cabo as consultas pertinentes às Direcções e Programas do MISAU, concluindo com a elaboração dos Termos de Referência de Telessaúde Moçambique, aprovados pela S. Excia Ministra de Saúde Nazira Abdula em Julho de 2015.

Com base nos Termos de Referência foram realizados diversos esforços para a disponibilização de fundos requeridos, assim sendo com o apoio de Jhpiego e CDC, iniciou-se o processo de instalação da infra-estrutura física e tecnológica a partir do segundo semestre de 2016, primeiro com o núcleo central de Telessaúde MZ na Direcção de Recursos Humanos/ Departamento de Formação do MISAU, e depois com os Pontos Fixos de Telessaúde MZ em cinco províncias pre-seleccionadas com base nos seus indicadores de saúde e volume de técnicos de saúde.

O processo de instalação dos Pontos Fixos de Telessaúde incluiu a coordenação com as Direcções Províncias de Saúde para a selecção das Unidades Sanitárias que poderiam servir para esta finalidade, considerando o fluxo de pacientes, as potencialidades como centros de formação contínua, e as condições básicas de infra-estrutura física. Logo de identificadas as Unidades Sanitárias foram realizadas as reabilitações ou melhorias físicas dos locais, para posterior apetrechamento com mobiliário, equipamento de informática e serviços de internet, e em alguns pontos específicos também foi montado o sistema de vídeo-conferência.

Para a instalação dos pontos fixos, assim como para a implementação dos serviços iniciais de Teleducação e Teleconsultoria, em Fevereiro 2017 foi constituída uma equipe técnica com médicos experientes em Cuidados de Saúde Primários, considerando que o grupo alvo prioritário definido nos Termos de Referência são os profissionais da rede de Atenção Primária de Saúde, responsáveis pelo atendimento de 80% das consultas realizadas no Serviço Nacional de Saúde.

O processo de instalação da infra-estrutura física e tecnológica foi levado a cabo durante o 2017 e primeiro trimestre de 2018, incluindo a instalação do sistema de vídeo-conferência no Hospital Central de Nampula, e dois provinciais, Xai Xai e Pemba, e no edifício do MISAU, especificamente na actual Direcção Nacional de Formação de Profissionais de Saúde e no Conselho Consultivo da S. E. Ministra da Saúde. O sistema de vídeo-conferência estará interconectado com os Pontos Fixos de Telessaúde e com os equipamentos dos usuários que requeiram o serviço via internet.

Outro componente do processo de instalação foi a contratação de serviços de internet e telefonia de modo que o acesso seja factível para todos os provedores de serviços de saúde através das linhas gratuitas de telefonia.

Sendo uma nova experiência, a equipe de Telessaúde MZ para o processo de implementação e operacionalização contou com o apoio de Telessaúde RS da Universidade Federal de Rio Grande do Sul – Brasil, desde a capacitação presencial levada a cabo em Maio 2017, as missões periódicas realizadas, assim como a resolução das consultas técnicas via online, tendo sido um valioso suporte técnico.

Equipa de Criação e Desenvolvimento 2014 - 2016:

Moisés Mazivila – Director Nacional de Recursos Humanos

Luisa Panguene – Directora Nacional Adjunta de Recursos Humanos

Bernardina Gonçalves – Directora Nacional Adjunta de Recursos Humanos

Edgar Necochea – Director de Sistemas de Saúde Jhpiego

Debora Bossemeyer – Directora Jhpiego Moçambique

Angel Mendoza – Coordenador Sistemas de Saúde Jhpiego Moçambique

Erno Harzheim – Coordenador Telessaúde RS

Carlos Aita – Coordenador Adjunto Telessaúde RS

Equipa de Desenvolvimento e Implementação 2017 - 2018:

Norton Pinto – Director Nacional de Recursos Humanos

Paulino Rodrigues – Director Nacional de Formação dos Profissionais de Saúde

Bernardina Gonçalves –Directora Nacional Adjunta de Formação dos Profissionais de Saúde

Edgar Necochea – Director de Sistemas de Saúde Jhpiego

Angel Mendoza – Coordenador Sistemas de Saúde Jhpiego Moçambique

Carlos Aita – Coordenador Adjunto Telessaúde RS

Christian Arnoud – Consultor Sistemas de Informática Telessaúde RS

Manuel Duvane – Teleconsultor

Higino Francisco – Teleconsultor

Helder Nhocuana – Teleconsultor

Pedro Manjate – Técnico de Informática

Julio Pires – Técnico de Informática

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