No final de 2014, a Direção de Recursos Humanos da MISAU, com o apoio da Jhpiego, colocou a necessidade de se basear num programa de comunicação e informação à distância para melhorar o desenvolvimento técnico dos prestadores de serviços de saúde e, consequentemente, melhorar a prestação de cuidados de saúde. Neste contexto, em novembro de 2014, realizou-se a primeira missão de apoio técnico da Telessaúde RS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil, constituída pelos consultores Erno Harzheim e Carlos Aita.

No ano seguinte, na sequência das recomendações da missão, a Direção de Recursos Humanos realizou as consultas relevantes com as Direções e Programas da MISAU, concluindo com a elaboração dos Termos de Referência da Telessaúde de Moçambique, aprovados pela Ministra da Saúde de Saúde Nazira Abdula em julho de 2015.

Com base nos termos de referência, foram enuscê-se alguns esforços para disponibilizar os fundos necessários, assim, com o apoio da Jhpiego e da CDC, o processo de instalação de infraestruturas físicas e tecnológicas começou a partir do segundo semestre de 2016, primeiro com o centro central da Telessaúde MZ na Direção de Recursos Humanos/ Departamento de Formação da MISAU, e depois com os Pontos Fixos da Telessaúde MZ em cinco províncias pré-selecionadas com base nos seus indicadores de saúde e volume de técnicos de saúde.

O processo de instalação dos Pontos Fixos da Telessaúde incluiu a coordenação com as Direções De Saúde Provinciais para a seleção de unidades sanitárias que poderiam servir este propósito, tendo em conta o fluxo de doentes, o potencial como centros de formação contínua, e as condições básicas de infraestrutura física. Uma vez identificadas as Unidades Sanitárias, foram realizadas reabilitação ou melhorias físicas dos locais, para posterior domamento de mobiliário, equipamento informático e serviços de internet, e em alguns pontos específicos foi também criado o sistema de videoconferência.

Para a instalação de pontos fixos, bem como para a implementação dos serviços iniciais de teleducação e tele consultoria, em fevereiro de 2017 foi criada uma equipa técnica com médicos experientes nos Cuidados de Saúde Primários, considerando que o grupo alvo prioritário definido nos Termos de Referência são os profissionais da rede de Cuidados de Saúde Primários, responsáveis pelos cuidados de 80% das consultas realizadas no Serviço Nacional de Saúde.

O processo de instalação da infra-estrutura física e tecnológica foi levado a cabo durante o 2017 e primeiro trimestre de 2018, incluindo a instalação do sistema de vídeo-conferência no Hospital Central de Nampula, e dois provinciais, Xai Xai e Pemba, e no edifício do MISAU, especificamente na actual Direcção Nacional de Formação de Profissionais de Saúde e no Conselho Consultivo da S. E. Ministra da Saúde. O sistema de vídeo-conferência estará interconectado com os Pontos Fixos de Telessaúde e com os equipamentos dos usuários que requeiram o serviço via internet.

Outro componente do processo de instalação foi a contratação de serviços de internet e telefonia de modo que o acesso seja factível para todos os provedores de serviços de saúde através das linhas gratuitas de telefonia.

Sendo uma nova experiência, a equipe de Telessaúde MZ para o processo de implementação e operacionalização contou com o apoio de Telessaúde RS da Universidade Federal de Rio Grande do Sul – Brasil, desde a capacitação presencial levada a cabo em Maio 2017, as missões periódicas realizadas, assim como a resolução das consultas técnicas via online, tendo sido um valioso suporte técnico.

Equipa de Criação e Desenvolvimento 2014 - 2016:

Moisés Mazivila – Diretor Nacional de Recursos Humanos

Luisa Panguene – Diretora Nacional Adjunta de Recursos Humanos

Bernardina Gonçalves – Diretora Nacional Adjunta de Recursos Humanos

Alfredo Vergara – Director do CDC Moçambique

Edgar Necochea – Diretor de Sistemas de Saúde Jhpiego

Debora Bossemeyer – Diretor Jhpiego Moçambique

Angel Mendoza – Coordenador dos Sistemas de Saúde Jhpiego Moçambique e Coordenador Técnico da Telessaude MZ

Erno Harzheim – Coordenador da Telessaúde RS

Carlos Aita – Coordenador Adjunto Telessaúde RS

Equipa de Desenvolvimento e Implementação 2017 - 2020:

Norton Pinto – Diretor Nacional de Recursos Humanos

Paulino Rodrigues – Diretor Nacional de Formação de Profissionais de Saúde

Bernardina Gonçalves – Diretora Nacional Adjunta de Formação de Profissionais de Saúde

Alfredo Vergara – Director do CDC Moçambique

Edgar Necochea – Diretor de Sistemas de Saúde Jhpiego

Angel Mendoza – Coordenador dos Sistemas de Saúde Jhpiego Moçambique e Coordenador Técnico da Telessaude MZ

Carlos Aita – Coordenador Adjunto Telessaúde RS

Francina Mucambe – CDC

Christian Arnoud – Consultor de Sistemas de Informática de Telesaúde RS

Manuel Duvane – Teleconsultante para Telessaude MZ

Higino Francisco – Teleconsultante da Telessaude MZ

Helder Nhocuana – Teleconsultante para Telessaude MZ

Pedro Manjate – Técnico de Informática da Telessaude MZ

Júlio Pires – Técnico de Informática

Júlio Tualufo – Consultor de Sistemas de Informação em Saúde

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