Sobre o Serviço

Teleconsultoria

É a consulta registada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área de saúde, por meio do instrumento de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, acções de saúde e questões relativas ao processo de trabalho.

Todas as actividades de teleconsultoria para cuidados de saúde primários são de apoio assistencial com caracter educacional. Portanto tem o objectivo ampliar a capacidade resolutiva de quem as solicita. Além disso devem ser baseadas nas directrizes do MISAU e na melhor evidência científica disponível, adaptada para a realidade local.

Mais Detalhes

Quem pode ligar

É destinado aos profissionais de saúde que prestam serviços nos estabelecimentos dos Cuidados de Saúde Primários, médicos, técnicos de medicina, enfermeiras de saúde materno infantil, enfermeiros, odontólogos, técnicos de saúde bucal, técnicos de medicina preventiva, e outros técnicos funcionários do Serviço Nacional de Saúde registrados em eSIPSaúde.

Ligue para esclarecer dúvidas sobre método diagnóstico, manejo e tratamento clínico dos pacientes. As respostas são baseadas nos protocolos e condutas clínicas aprovados pelo MISAU, junto com as melhores evidências científicas, e possibilitam qualificar o seu trabalho aumentando a capacidade resolutiva da Atenção Primária.

Perguntas Frequentes

    Confidencialidade e Segurança dos dados

    Todas as teleconsultorias por telefone são gravadas com objetivo de garantir a segurança e qualidade de nossas ações, assim também as realizadas mediante a plataforma.
    Todas as informações são protegidas através de criptografia, integridade da mensagem, autentificação de usuário e estruturação de backup. Cada profissional de saúde tem o seu cadastro na plataforma de Telessaúde verificado rapidamente no momento da ligação. Alternativamente o profissional de saúde utilizará login e senha individual, intransferível e com validade previamente definida ao acessar a Plataforma de Telessaúde.

    O Telessaúde MZ garante a confidencialidade e segurança dos dados de todas as teleconsultorias.

    Atendimento

    De segunda-feira a sexta-feira, das 7:30min às 15:30min.

    Quem responde?

    As teleconsultorias são respondidas por uma equipe de médicos experientes no atendimento do nível primário da saúde, e excelente desempenho clínico.

    Os teleconsultores utilizarão como base de resposta os materiais (protocolos de tratamento, guias clínicos, fluxogramas, etc.) produzidos e autorizados pelo MISAU. Complementariamente, tem a sua disposição uma biblioteca física e digital com acesso a bibliografia actualizada e baseada em evidências sobre os temas já citados.

    Confidencialidade e Segurança dos dados.

    Todas as teleconsultorias por telefone são gravadas com objetivo de garantir a segurança e qualidade de nossas ações, assim também as realizadas mediante a plataforma.

    Todas as informações são protegidas através de criptografia, integridade da mensagem, autentificação de usuário e estruturação de backup. Cada profissional de saúde tem o seu cadastro na plataforma de Telessaúde verificado rapidamente no momento da ligação. Alternativamente o profissional de saúde utilizará login e senha individual, intransferível e com validade previamente definida ao acessar a Plataforma de Telessaúde.

    O Telessaúde MZ garante a confidencialidade e segurança dos dados de todas as teleconsultorias.

    Requesição de Teleconsultoria

    Sincrónica pode ser realizada via telefone através dos nossos números gratuitos:
    842090
    842095

    Asincrónica, está disponível através do nosso portal, a resposta será proporcionada no intervalo máximo de 48 horas.